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[28 outubro 2006] Movimento EstudantilQuando falamos de movimento estudantil, nos referimos aos estudantes em movimento, que se organizam, pelos mais diversos motivos: a qualidade dos cursos, a falta de professor, mais assistência estudantil, a vivência no campus, melhor formação prática, a busca de maior participação nos espaços de decisão da universidade, a relação com a comunidade externa, a política nacional... Na condição de estudantes, temos um grande potencial de questionamento e intervenção na realidade. Somos na maioria jovens e a própria universidade nos possibilita ter acesso a conhecimento, tempo e espaço de convívio, permitindo que nos organizemos. Além disso, na universidade se formam aqueles que ocuparão cargos importantes, os formadores de opinião, professores, técnicos, administradores, o que nos coloca numa posição social de influência na reprodução ou no combate à ideologia dominante. No entanto, a própria universidade pode estabelecer obstáculos à nossa participação: currículos muito carregados, cobrança excessiva do CR, as horas de trabalho exigidas pela bolsa-trabalho, estrutura hierarquizada da universidade... É importante identificarmos esses limitantes para pensarmos como superá-los. Além disso, é necessário reconhecermos as diferenças de origem, condição social, necessidades e objetivos dos estudantes. Partindo dessas especificidades, devemos propor formas, espaços e atividades que consigam dialogar com a nossa realidade de estudante, aproximando e despertando a necessidade de organização. Propostas: - Cultura, Arte e Vivência - Usar o saguão do PB como espaço de intervenções culturais: mostra de vídeos, apresentação de grupos culturais, instalações de protesto, intervenções político-culturais, (como a do ?Reitor da Sucata?, que tratava do Novo Campus de Limeira); - Construir ativamente, juntos aos CAs, a Calourada Unificada de luta contra essa Reforma Universitária e demais Reformas, envolvendo ativamente os campi externos; - Contribuir na luta pela construção do Teatro Laboratório do IA; - Usar a criatividade, o senso de humor, elementos da música, dança, teatro, poesia e outros como formas de aproximação, divulgação e potencialização das atividades do ME; - Realizar exposições de fotos, como a exposição ?Mulheres Lutadoras?, que aconteceu na Calourada 2006, principalmente em datas simbólicas; - Organizar o Cine-DCE, inaugurado no 7º Congresso dos Estudantes; - Organizar e incentivar a realização de festas nos campi, organizando festas junto aos Centros Acadêmicos e dando continuidade à Comissão de Festas do DCE, dando-lhes caráter político e de resistência; - Realizar um CRU para organizar Calendário Conjunto de atividades, debates, semanas e festas de todo o ME; - Realizar saraus e luaus temáticos (como o ?Luau contra a Guerra?, em 2003 ou o Luau da Calourada, em 2006); - Divulgar nos materiais e no site do DCE as atividades e programações culturais organizadas pelos estudantes, assim como mostras de filmes na Casa do Lago, etc. - Incentivar e colaborar na construção de eventos como o Virada a Lua (que ocorre na Moradia), as produções do Unicena, do Unidança, do Unimúsica (do futuro Uniplásticas), o Feia, a BioArt, a Marte (Mostra de Arte em Limeira), etc; - Realizar atividades esportivas com caráter de integração e contestação, como as partidas de Futebol-Misto (como a realizada na Calourada Integrada), incentivando a prática esportiva que fuja da lógica da competição, da exclusão e do alto-rendimento. - Comunicação - Manter o site do DCE em software livre e produzir boletins periodicamente; - Continuar a publicação dos Cadernos do DCE, importantes materiais que aprofundam debates específicos (como Avaliação de Curso, o Novo Campus de Limeira, Democracia na Universidade, etc); - Produzir (pelos menos a cada 3 meses) um Jornal do DCE, onde constem, também, textos dos Centros Acadêmicos; - Enviar informes via e-mail, colar cartazes nos institutos, pontos de ônibus e na Moradia, tentando chegar ao maior número de estudantes possível. E também realizar passagens em salas de aula, panfletagens no Bandejão e na Moradia, divulgando as atividades do Movimento Estudantil; - Criar uma lista de RDs, onde possam se comunicar os RDs da Unicamp e realizar articulações e debates sobre as pautas; - Incentivar a retomada do Núcleo Imprensa e Sociedade e equipar a Sala de Comunicação do DCE, para que os Centros Acadêmicos, Projetos e Núcleos possam se apropriar dos instrumentos de Comunicação e Divulgação, como já vem acontecendo; - Realização de Debates sobre Mídia Alternativa; - Diálogo, Método, Discussões e Decisões - Prezar por levar o DCE ao cotidiano dos estudantes, continuar acompanhando o dia-a-dia dos Centros Acadêmicos, ampliando as discussões do conjunto do Movimento Estudantil e contribuindo na construção de discussões e mobilizações específicas; - Efetivar a discussão e as decisões da Assembléia Geral dos Estudantes através de uma construção conseqüente, que comece com uma ampla divulgação nos mais diversos espaços da Unicamp e com a discussão dos temas nos institutos (Grupos de Discussão, Centros Acadêmicos, etc); - Incentivar espaços diferenciados de discussão e integração dos estudantes, que necessariamente não seguem os ?modelos tradicionais?, como o CAPuccino, o CABreja, o CAFritas, minduCAFEA, etc... onde discussões específicas ou gerais se dão de maneira informal. por Mais Flores! * 2:35 AM ___________________ |